Desabafos e Dicas Sobre o Primeiro Emprego


Oii meninas ^^ no post de hoje vou conta um pouco do meu trabalho , e como eu fiz pra conseguir um , e algumas dicas importantes para seu primeiro emprego . Então chega de enrolação vamos lá *o*.
Eu escolhi começa trabalha cedo não por causa do dinheiro e sim para ter uma experiência a mais , na hora de arrumar outro emprego . Faço Jovem Aprendiz por conta de eu ser menor de idade, e todo mundo me pergunta como eu consegui , como eu me escrevi e como funciona .

 O Jovem Aprendiz é o programa de aprendizagem do Ministério do Trabalho e Emprego.
 Essas políticas de juventude são importantes para diminuir o índice de desemprego dos jovens. 
 Observa-se que a formação técnico-profissional de adolescentes e jovens amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e torna mais promissor o futuro da nova geração. Essa formação realiza-se em programas de aprendizagem organizados e desenvolvidos sob orientação e responsabilidade de instituições formadoras legalmente qualificadas.
O aprendiz é o jovem com idade entre 14 e 24 anos, matriculado em curso de aprendizagem profissional e admitido por estabelecimentos de qualquer natureza que possuam empregados regidos pela CLT.  O jovem aprendiz se compromete a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação. 
O contrato deverá conter, expressamente, o curso, a jornada diária e semanal, a definição da quantidade de horas teóricas e práticas, a remuneração mensal e o termo inicial e final do contrato, que devem coincidir com o início e término do curso de aprendizagem, previsto no respectivo programa. 

Perguntas Frequentes 

Quem pode ser um jovem aprendiz? 
Aprendiz é o adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos que esteja matriculado e frequentando a escola, caso não haja concluído o ensino médio, e inscrito em programa de aprendizagem. Caso o aprendiz seja pessoa com deficiência, não haverá limite máximo de idade para a contratação.

Qual é a relação entre jovens aprendizes e empresas?

Os jovens aprendizes beneficiários são contratados por empresas como aprendizes de ofício, ao mesmo tempo em que são matriculados em cursos de aprendizagem, em instituições qualificadoras reconhecidas, responsáveis pela certificação.

Qual deve ser o salário do jovem aprendiz?

A lei garante ao aprendiz o direito ao salário mínimo-hora, observando-se, caso exista, o piso estadual. No entanto, o contrato de aprendizagem, a convenção ou o acordo coletivo da categoria poderá garantir ao aprendiz salário maior que o mínimo. Além das horas destinadas às atividades práticas, deverão ser computadas no salário também as horas destinadas às aulas  teóricas, o descanso semanal remunerado e feriados.

Qual é a jornada de trabalho permitida para o jovem aprendiz?

A jornada de trabalho legalmente permitida é de:
  • 6 horas diárias, no máximo, para os que ainda não concluíram o ensino fundamental, computadas as horas destinadas às atividades teóricas e práticas, cuja proporção deverá estar prevista no contrato;
  • 8 horas diárias, no máximo, para os que concluíram o ensino fundamental, computadas as horas destinadas às atividades teóricas e práticas, cuja proporção deverá estar prevista no contrato. Não é, portanto, possível uma jornada diária de 8 horas somente com atividades práticas.




Bem eu consegui o meu emprego logo depois que me mudei , foi por uma indicação da minha tia que já conhecia bastante gente na cidade, e por muita muita sorte que eu acabei conseguindo esse trabalho . Eu trabalho atualmente , como Recepcionista em um Hotel to gostando bastante , muitas e muitas coisas mudaram em minha vida literalmente . Eu tinha muita timidez , até comentei várias vezes aqui no blog e olha onde acabei parando, pode isso gente rs' . Foi muito bom , porém no começo foi bem assustador , por conta da timidez e muitas e muitas informação necessárias para o começo,  mais com o tempo fui melhorando e acabei pegando tudo. E agora estou boa nesta área , mais ainda preciso melhor bastante, pós sempre é uma nova surpresa a onde estou. Foi bom que arrumei um emprego porque agora tenho experiência , aprendi várias coisas super importantes que vou levar para o resto da minha vida . Cada situação , foi uma nova aprendizagem em minha vida ,  foi a melhor coisa que já fiz e foi melhor que fica em casa sem fazer nada . Hoje em dia,  já não sou 100% tímida que mal conseguia falar em publico ou enfrenta uma situação complicada , hoje tenho mais confiança em mim em todos os aspectos . Aprendi coisas que jamais imaginava aprender , conheci gente de tudo que é lugar e ouvi experiência de todos os tipos possíveis . O primeiro emprego pode ser assustador para quem vai começar , lógico que pode, mais você terá que fazer isso um dia então não espere muito . Não vou falar para vocês que pretendo continuar trabalhando em Hotel,  porque não é o que eu quero de fato para o meu futuro . Eu quero e  tenho um sonho de fazer medicina veterinária . Então por esse motivo pretendo não continuar . Mais vale e valeu cada experiência vivida nesse tempo que estou trabalhando . Mais é isso meninas essa foi minha experiência e eu não podia de deixar de compartilhar com vocês . Espero ter respondido as dúvidas de vocês ou pelo menos as principais . Essa foi um pouco da minha experiência e espero que vocês que querem começar a trabalha consigam também realizar isso . 
Tem alguns sites para se inscrever para vagas de Jovem Aprendiz para aqueles que se interessarem : 
Beijokas até mais :*)

http://www.ciee.org.br/portal/index.asp
https://www.nube.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário